Cursos
 
  Retornar à programação de cursos
Cursos de Extensão ( Capacitação em Classificação Internacional de Funcionalidade )
 
Vagas Esgotadas!
 
Informações Gerais
Data de Início: 24/09/2012
Data de Término: 12/11/2012
Horário:
Investimento: Não há Custo de Inscrição /Mensalidade
Objetivos e Público Alvo
Coordenadora: Isabel Cristina da Cunha / Docente UDESC


Tipo da Ação: Curso


Edital: EDITAL 01/2012


Instituição: UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina


Unidade Geral: CEAD/PROEX - Centro de Educação à Distância


Unidade de Origem: DPAD - Departamento de Pedagogia a Distância


Carga Horária Total: 90 horas


O Curso será realizado em 4 módulos utilizando a tecnologia de Educação à Distância, totalizando uma carga horária total de 90 horas.


Abrangência: Nacional


Turmas: Turma 1 -2012-2


Tem Limite de Vagas: Sim


Número de Vagas: 500


Local de Realização: CEAD- PORTAL DA UDESC, ON LINE.


Contato sobre Inscrição: isabel.cunha@udesc.br


Fone: (48) 3321 8475


Público-Alvo: Profissionais registrados no CREFITO das diferentes regiões do Brasil, ou seja, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais atuantes no Estado de Santa Catarina e em outros Estados do Brasil.


Resumo: A evolução das profissões repleta de avanços e conquistas em nossa sociedade demanda para a necessidade de uma política de educação continuada para os profissionais, entre eles, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, docentes e Pós-Graduandos da área. Diante disso, sabemos que a forma mais rápida, democrática, econômica e de grande abrangência para a promoção de uma política de capacitação profissional é a modalidade de educação a distância. Assim, o sistema COFITO/CREFITO-10 e a Universidade do Estado de Santa Catarina preocupados com a qualidade da assistência prestada aos usuários dos serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, onde a evolução técnica e científica avança em velocidade nunca vista em tempos anteriores, busca a melhor qualificação de seu quadro profissional através da capacitação profissional com cursos na modalidade a distância a serem oferecidos pelo Centro de Ensino a Distância - CEAD/UDESC. Dentro das inovações tecnológicas, tem-se a preocupação da atenção terapêutica voltada para a integralidade do sujeito, princípio herdado do Sistema Único de Saúde, em que há a necessidade de sistemáticas que vão desde uma avaliação mais precisa a um tratamento mais global. Dessa forma, a proposta é oferecer o Curso de Capacitação Profissional em Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade (CIF) a todos profissionais cadastrados em seus respectivos CREFITO, bem como do CREFITO-10 e demais profissionais da área.


Palavras-Chave: Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Atualização Profissional, Educação a distância


Justificativa: O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região e a Universisdade do Estado de Santa Catarina diante da preocupação com a assistência dos profissionais tutelados pelo CREFITO, ciente da excelência do ensino a distância efetuado pelo CEAD/UDESC, vem a essa Universidade para o firmamento dessa parceria através do Curso de Extensão intitulado ?Capacitação em Classificação Internacional de Funcionalidade, incapacidade e saúde?, com a realização das seguintes atividades:



Implementação institucional de capacitação profissional e atualização à distância no âmbito da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, em primeiro momento, através de cursos de capacitação junto a utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade; Criação e desenvolvimento de grupos de trabalho a cerca da Classificação Internacional de Funcionalidade; Execução de trabalho conjunto com os Centros e Reitoria; Intercâmbio de pessoal técnico que utilizam a Classificação Internacional de Funcionalidade; Formação de recursos humanos junto aos profissionais de saúde; Divulgação e fortalecimento da marca UDESC no Estado de Santa Catarina, Brasil e América Latina. Dessa forma, podemos certificar que essa parceria, com o lançamento desse curso de capacitação profissional em EAD, irá qualificar os profissionais envolvidos e isto, certamente, levará a uma melhor assistência prestada pelos mesmos à sociedade catarinense e brasileira.


Fundamentação Teórica: Uma das missões da Organização Mundial da Saúde (OMS) consiste na produção de Classificações Internacionais de Saúde que representam modelos consensuais a serem incorporados pelos Sistemas de Saúde, gestores e usuários, visando a utilização de uma linguagem comum para a descrição de problemas ou intervenções em saúde. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) representa uma mudança de paradigma para se pensar e trabalhar a deficiência e a incapacidade, constituindo um instrumento importante para avaliação das condições de vida e para a promoção de políticas de inclusão social. A classificação vem sendo incorporada e utilizada em diversos setores da saúde e equipes multidisciplinares. No entanto, será mais adequada à medida que for utilizada por um número maior de profissionais, em locais diversos e a partir de pessoas e realidades diferentes. A (CIF) faz parte da ?família? de classificações desenvolvida pela OMS. Inicialmente são apresentados o histórico e o processo de revisão da classificação anterior - Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (CIDID)- que deram origem à atual classificação - CIF. O propósito de ?A Família de Classificações Internacionais? da OMS (WHO Family of International Classifications - WHO-FIC) consiste em promover a seleção apropriada de classificações em vários campos da saúde em todo o mundo. Estas facilitam o levantamento, consolidação, análise e interpretação de dados; a formação de bases de dados nacionais consistentes, e permitem a comparação de informações sobre populações ao longo do tempo entre regiões e países. O modelo da CIF substitui o enfoque negativo da deficiência e da incapacidade por uma perspectiva positiva, considerando as atividades que um indivíduo que apresenta alterações de função e/ou da estrutura do corpo pode desempenhar, assim como sua participação social. A funcionalidade e a incapacidade dos indivíduos são determinadas pelo contexto ambiental onde as pessoas vivem.
Professores
Professores Membros da Comissão Organizadora:


Ana Cláudia Taú

Ana Cristhina de Oliveira Brasil

Ciomara Maria Perez Nunes

Eduardo Santana de Araújo

Elisa Conceição da Silva Rosa

Estevão Roberto Ribeiro

Fernanda Simões Vieira Guimarães Torres

Isabel Cristina da Cunha

Mayco Morais Nunes

Sandroval Francisco Torres

Vanessa de Almeida Maciel
 
Vagas Esgotadas!
 

  Retornar à programação de cursos